De repente o professor está dando sua aula e ao finalizar ele pergunta: “Duvidas?” Você não entendeu a aula, mas mesmo assim não levanta a mão porque mesmo ele explicando novamente, você sabe que não vai entender. Já se perguntou porque isso acontece? Porque não consegue aprender novas coisas?
Então a pergunta aqui é:
O que está me impedindo de ser inteligente? porque não consigo ser?
As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Mas existe alguns que não desfrutam deste dom, ou pelo menos acham que não desfrutam, porque existe três principais razões que respondem estas questões.
Eis as 3 DICAS:
1º Falta de auto-estima, autoconfiança e auto-aceitação
Bom, a maioria das pessoas se limitam a aprender, julgam que determinada coisa está acima do seu potencial, que ele jamais vai entender sobre aquilo porque é difícil de mais, as pessoas tendem a memorizar isso, mas esse pensamento está intimamente ligado a falta de autoconfiança, autocompaixao, auto-aceitação, auto-estima, autoconhecimento, e por ai em diante.
Em um, certo dia na aula de Física I ou Mecânica física o docente Dombole disse:
O ser humano tem a capacidade de aprender absolutamente tudo!
Ele até deu um exemplo épico: “Se vocês forem mudados para o curso de matemática, vocês serão bons matemáticos, se vocês forem mudados para o curso de sociologia, vocês serão bons sociólogos, no curso de engenharia vocês serão bons engenheiros, e essa lógica não muda”.
E isso só nos mostra que sim, nossas capacidades vão além, (…) Mas não que o mundo seja Zotopia (rsrsrs), mas sim você pode conseguir aquilo que deseja, basta ignorar a sua natureza e ir atrás e acreditar que é capaz de fazer.
Você deve tirar essa baixa auto-estima de si, essa dificuldade de auto-aceitação está te prendendo, é só um pensamento barreira tire da sua cabeça e, aprenda a inteligência, sem limites.
2º A Rotina e A Preguiça
Exactamente, o que você faz no dia-a-dia tem um grande impacto no seu sistema cognitivo, então se você não é inteligente, você precisa mudar seus hábitos.
Então: Acorde Cedo
Acordar cedo nesse contexto é sinónimo de: deixa de ser preguiçoso, é só uma figura de estilo. Mas, alguns estudiosos acreditam que uma pessoa preguiçosa tende a ser mais inteligente. O Bill Gates disse:
“Eu escolheria uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil porque eles encontrarão uma maneira fácil de fazê-lo”.
Mas cá entre nós, nós soubemos que isso não daria muito certo.
Primeiro porque a maneira fácil de fazer o trabalho é uma trapaça, é muito mais confortante fazer as coisas do jeito certo, e isso nada mais com a aptidão, então acorde cedo, faça exercícios e tudo aquilo que um preguiçoso odeia fazer e assim você estará despertando sua inteligência emocional que irá despertar a sua intelectualidade.
3º Filosofia
Muitos acham que a filosofia é uma coisa chata, mas a filosofia não é chata, e Kant foi unânime ao dizer que:
Não se ensina a filosofia, mas sim a filosofar
Filosofar é se encantar, se espantar, se questionar, pensar e muita coisa legal, use ela da seguinte maneira: aceite qualquer tipo de afirmação sem antes questionar sua veracidade. Ser curioso e questionar o que está a nossa volta faz com que tenhamos contacto com pontos de vista diferentes e encontremos fontes mais qualificadas para comprovar a informação.
Dessa forma, naturalmente, nos tornamos mais inteligentes a cada dia.
- Mas não é o que dizem que a curiosidade matou o gato, e que não devemos ser curiosos?
Bom: A curiosidade para o mal é que é fatal.
Mas a vontade de perceber as maravilhas do universo nos torna mais racional.
- Eliminando o pessimismo do pensamento;
- Deixando de ser preguiçoso;
- E questionar-se sobre tudo;
É tudo que você precisa para sair do nível retardado para o nível dotado.
E uma boa maneira de fazer isso é tendo um Cubo mágico, sim o cubo de Rubik pois este quebra-cabeça melhora o raciocínio lógico, potencializa a concentração e vários outros benefícios.
Que tal? Você consegue?