Você já passou pela situação de ter sido um bom aluno na escola, mas se ver em dificuldades para manter o ritmo e o desempenho na universidade? Esse é um problema comum enfrentado por muitos estudantes.
Depois de um certo tempo, é comum que os estudantes comecem a encontrar dificuldades para manter o foco, a concentração e até mesmo a disposição das fases iniciais da faculdade. Nesse momento, o desempenho acadêmico começa a diminuir. Se você percebeu que sua dedicação está em baixo, então este artigo foi criado para você.
Primeiramente, é importante ter em mente que manter o foco nos estudos tem muito a ver com ritmo, rotina e compromisso. A melhor forma de atender a essas três necessidades de uma só vez é construindo um plano de estudos completo e eficiente.
Transforme alguns dias livres em blocos de estudo, cuidando para não sobrecarregar a mente.
Se mesmo assim, você perceber que não consegue manter a atenção, teste diferentes técnicas de estudo. Alterne os métodos com alguma frequência, isso ajuda a quebrar a monotonia e recuperar a atenção.
Faça da faculdade uma prioridade. Se esforce, se esforce muito. A obsessão ganha do talento e estudar pode ser chato, mas aprender não é. O conhecimento tem um poder transformador e, se você quer concluir a faculdade com sucesso, é preciso priorizá-la.
Lembre-se: você não pode mudar as notas que tirou no passado, mas pode mudar a forma de fazer as coisas hoje e amanhã. Respire fundo e diga: “Eu ainda vou deixar meus parentes orgulhosos”.
Não há ninguém no mundo que possa te dar aquilo que você quer. Você tem que ir até lá e conseguir o que deseja.
Tome uma decisão, pare de inventar desculpas e faça o que tem que ser feito.
Estudar pode ser difícil, mas o aprendizado tem um poder transformador. A escolha é sua, que tal como é que vai ser?