A inteligência é extremamente valorizada no nosso dia-a-dia porque alguém inteligente carrega consigo um conjunto de qualidades.
Mas como medir a inteligência? É possível dizer “Eu sou mais inteligente que você”? Onde encontrar essa escala? Concordam que é um termo tão relativo quanto a beleza? O que é preciso saber para ser considerado inteligente? Ciência, política, história, português, tecnologia, esportes, idiomas, leis, matemática, literatura, atualidades?
Muitos confundem os conceitos de conhecimento e inteligência. Inclusive, universitários costumam achar que conhecimento e inteligência são sinônimos em todos os aspectos. Entretanto, são vocábulos ortográfica e semanticamente diferentes.
Todo mundo sabe ou deve conhecer que:
- Conhecimento é a informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência.
- Inteligência é a capacidade de aprender, fazer ou criar algo significativo.
Por Que Ser Mais Inteligente?
A inteligência é algo extremamente valorizado no nosso dia-a-dia porque alguém inteligente carrega consigo um conjunto de qualidades, como dedicação, esperteza, compreensão, bons hábitos e muito mais.
Uma pessoa inteligente é muito curiosa com os vários acontecimentos do dia-a-dia, gosta de fazer leituras e estudos, e tem uma excelente e rápida capacidade de percepção. Pense um pouco: O que alguém deve ter para você considerá-lo inteligente?
A inteligência não é como tom de pele, raça ou mesmo a beleza com a qual você nasce. A inteligência é construída. Hoje você tem muito mais conhecimento que há cinco, dez anos, e certamente menos do que terá daqui a quinze. Mas será que você é inteligente?
Quando você é muito inteligente, você acaba se tornando alguém superdotado. Uma pessoa superdotada apresenta capacidade mental acima da média de inteligência.
Embora alguns estudiosos acreditem que há fatores ligados à genética para o desempenho cerebral dos superdotados, é bem possível e provável que você se torne uma pessoa inteligente, uma pessoa muito inteligente, uma pessoa superdotada.
O Que é Preciso Saber para Ser Inteligente?
Para ser inteligente, é necessário ter conhecimentos sobre artes, ciência, política, história, tecnologia, esportes, idiomas, leis, matemática, literatura, e outros. Muita coisa, não? Mas e se eu souber só metade delas? Já é o suficiente para ganhar orelhinhas de inteligente?
UMA ENORME PERDA DE TEMPO!
Quando queremos ser reconhecidos como inteligentes, vamos em busca de saber sobre assuntos que pouco nos interessam. Será melhor procurar aprender mais sobre os assuntos que realmente nos interessam.
Nem sempre os assuntos que nos deixam felizes são os mesmos que interessam à maioria das pessoas. O que devemos fazer? Alguém inteligente não liga para o que as outras pessoas discutem se esses conteúdos não lhe interessam. Afinal, você não está competindo com ninguém.
A inteligência não é medida por exames, sejam eles de admissão, provas da escola, concursos públicos, etc. O que eles medem é sua capacidade de reter certos assuntos que serão questionados a você.
Ser inteligente não significa conhecer ciência, política, história, tecnologia, idiomas, matemática, literatura ao mesmo tempo. Significa ser curioso e interessado para reter informações que são relevantes para você.
Então, VOCÊ É INTELIGENTE?