Será que as pessoas já nascem mais ou menos inteligentes? Será que a capacidade de aprender novas habilidades, de superar desafios é determinada desde o nascimento? Que todas as bases do potencial intelectual são formadas ainda na infância – e depois dessa fase pouco se possa fazer para despertar aptidões ainda não descobertas?
Ser inteligente não significa saber sobre as coisas, ser inteligente significa refletir sobre as coisas, ou seja, existem pessoas que conseguem aprender e fixar novos conhecimentos com bastante facilidade. Essas sim podem ser consideradas pessoas inteligentes. Existem pessoas que carregam consigo a crença de que, para ser inteligente, é preciso nascer assim. Com isso, acham que não é possível se tornar inteligente, o que não é verdade.
Embora o conceito de inteligência seja um tanto quanto amplo, especialistas afirmam que é possível treinar o cérebro e desenvolvê-lo.
Está certo que a inteligência não é algo que depende só de nós, pois há uma forte carga genética envolvida, e isso determina o potencial de cada cérebro. Mas essa também não é uma atribuição somente hereditária: o que aprendemos, criamos e imaginamos ao longo da vida é primordial para definir a capacidade intelectual. Ao longo da vida, perceba. Porque, sim, é sempre tempo de fazer novas descobertas.
Então, sim: todo mundo pode ser mais inteligente. Não importa a sua área de atuação ou seu nível de escolaridade. Existem alguns segredos que podem ajudá-lo a ter uma mente mais ágil e eficiente. O lado positivo é que eles não são complicados de aplicar em sua rotina, você só precisa ter foco.
A primeira coisa que nós recomendamos é conhecer o seu nível de QI.
O termo QI é uma abreviatura de Quociente de Inteligência que se refere a pontuações alcançadas através de testes. Esses testes não são sobre matemática, física, política, esportes ou qualquer área de conhecimento, nada a ver. Estes testes são sobre situações, problemas e coisas que exigem raciocínio lógico para achar a resposta. Com o teste de QI você pode descobrir se tem baixa capacidade, se é inteligente, muito inteligente, genial ou mesmo superdotado. Existem muitas instituições que fazem esse teste, inclusive já existem várias plataformas na internet e falarei sobre isso no final do vídeo.
A primeira coisa que você deve fazer depois de saber o seu nível de QI é criar novos hábitos.
Estudos comprovam que ter hábitos saudáveis, como por exemplo a prática regular de exercícios físicos, são muito importantes para uma pessoa desenvolver sua inteligência. Se prestar mais atenção em tudo que já falamos, perceberá que você só precisa ter uma visão positiva sobre a vida.
Entre os novos hábitos, comece do zero.
Como Douglas Melo disse: “Comece do Zero. Se possível todo dia. E se for difícil acertar sempre, não se preocupe, o erro às vezes está onde se quer que erre. Não é particularmente um problema só seu.”
Moral: você nunca deve ter preguiça ou vergonha de começar algo que vem dificultando você do zero, donde tudo surge e seus fundamentos, só assim você será perito na matéria.
Outro hábito a destacar é a leitura. A leitura tem um grande poder de estimular o sistema cognitivo e faz com que você tenha mais confiança para conversar sobre qualquer assunto. Crie esse hábito e faça leituras.
Você também deve criar e analisar ideias. Uma das melhores atitudes para se tornar uma pessoa mais inteligente é resolver problemas, criar e analisar se uma ideia se mostra como solução para um problema, seja ele seu ou de outra pessoa.
Ensine o que você aprendeu. Não adianta fazer muitas leituras se você não aplica aquilo que aprende no seu dia a dia. E uma boa estratégia para isso é provar para nós mesmos que temos capacidade de explicar assuntos complexos e fáceis para qualquer pessoa.
E por fim, você nunca deve parar de aprender.
Quando você vai começar a colocar na prática?