O início das aulas na universidade pode ser um desafio bem grande. Com novas rotinas, várias disciplinas simultâneas e actividades de integração no campus, é comum que o caloiro se sinta intimidado e sobrecarregado. Planeamento e programação são essenciais para começar da melhor maneira, além de algumas outras atitudes e considerações que podem ajudar bastante.
Fique calmo e tome nota dos seguintes conselhos para os caloiros. Boas aulas e boa sorte!
1º EVITE A PROCRASTINAÇÃO
Para quem não sabe, procrastinar é o ato de adiar uma ação, e é comum vermos pessoas que nunca cumprem com suas atividades, ou que terminam com atraso.
Então, meu amigo, jamais faça isso com seus estudos durante a sua formação. Se você não quer ter aquele sentimento de culpa por ter twittado ao invés de ter estudado e, quando estiver sobrecarregado e com intenso sentimento de frustração, ser tarde demais, acredite!
Você precisa fazer periodicamente, com antecedência, cada tarefa escolar!
Sempre que os docentes deixarem trabalhos ou material para estudar, FAÇA EXATAMENTE NOS PRIMEIROS DIAS, porque nos últimos você certamente vai ferver de tanto stress. Como eu sei? Experiência própria! Isso sem se esquecer que estudos revelam que a procrastinação pode ser originária de vários fatores psicológicos.
2º ADAPTE-SE A METODOLOGIA DE CADA DOCENTE
Se tem uma coisa urgente que você precisa fazer, é aprender a aprender como cada docente ensina, uma vez Filipe me disse:
Cada docente é rei da sua própria cadeira!
Ou seja, será ele quem decide quem vai passar e vai repetir e são poucas alternativas para reclamar, então FAMILIARIZE-SE COMO CADA DOCENTE ENSINA, entre na onda de cada um deles, e só assim você se sairá ileso, porque culpar docentes não vai adiantar em nada.
3º TENHA COLEGUISMO ACTIVO
Coleguismo é nada mais, nada menos que espírito de convivência entre colegas, e activar isso é um gatilho extremamente crucial para alcançar o sucesso na sua formação, afinal seus colegas passarão a ser sua família por longos anos da sua formação, seleccione bem seus amigos, aqueles que possuem propósitos em comum, mesmo não dominando bem a matéria, simplesmente lembre:
Você pode ser bom nessa matéria e eles certamente serão bom em outras
E assim, irão se fornecer APOIO MÚTUO, então coleguismo é bastante importante.
Não deixe de viver o período universitário de maneira agradável e saudável. Aproveite as oportunidades de integração, actividades de recepção de caloiros, reuniões de grupos de estudantes. Faça contactos e amizades!
Agora que você já sabe como se preparar para ingressar na faculdade, promete visitar este blogue mais vezes para conferir outras dicas que serão úteis ao longo da sua vida universitária.
Promete?